About Simplex Magazine2

connected

quinta-feira, 15 de maio de 2014

'Em família': Virgílio e Laerte brigam de novo. 'A luta do século', diz Manoel Carlos

Depois do reencontro após 20 anos, em que brigaram feio, Virgílio (Humberto Martins) e Laerte (Gabriel Braga Nunes) voltam a se enfrentar numa pancadaria ainda mais feia. Nos próximos capítulos de "Em família", o marido de Helena (Julia Lemmertz) vai até o Galpão Cultural do rival e bate muito em Laerte. O autor Manoel Carlos foi bem claro ao explicar como queria a briga entre os dois. "Os dois realizam a luta do século. Virgilio vai acabando com Laerte", escreveu Maneco. A confusão acontece por causa de Helena. Irritada ao saber que o primo pediu Luiza (Bruna Marquezine) em casamento, a leiloeira vai até o galpão conversar com o ex. A filha está lá e tenta impedir o papo, mas Helena é grosseira com a jovem e a tira, usando a força, de sua frente.

"Como pode, depois de tudo que eu vivi por culpa dele? Como pode pensar em se casar com esse homem que desgraçou a minha vida? Que enterrou vivo o seu pai, que matou seu avô e arruinou a nossa família?", pergunta Helena. Laerte diz que já pediu desculpas e Luiza fala que não está contando a história da mãe. "O que eu quero é viver a minha! Será que eu não tenho esse direito? Será que vou ter que carregar esse seu ódio, essa sua revolta – e viver essa escravidão em que você vive? Dia e noite?", diz. Helena fala que a relação deles terá um fim trágico. "Vai sair ferida, queimada, se sair viva! Ele é um maldito que espalha desgraça por onde anda, em tudo que toca, nas pessoas que diz amar. Por que você tem que viver essa tragédia, se pode cair fora antes? Por quê?", pergunta ela.

Luiza fala que não acredita que vai repetir a vida dela e Helena avisa que Laerte não a está vendo. "Já disse que ele está olhando pra você, mas não está vendo nenhuma Luiza. É a mim que ele vê. É a Helena". Laerte diz que é muita pretensão a dela e que sabe quem é uma e quem é outra. Com muita raiva, a leiloeira roga uma praga para a filha. "Você vai ficar no altar esperando por ele. Guarde bem o que eu estou lhe dizendo. Já estou com pena de você, Luiza. Muita pena", diz Helena, destrancando a porta e saindo. Ela vê Virgílio e abraça o marido com força. O escultor fixa os olhos em Laerte e Luiza, que permanecem juntos, sem sair do lugar. Virgilio afasta Helena e entra na sala de ensaio. "Sai, Luiza", manda Virgílio. A menina choraminga: "Não, pai, chega dessa história". "Sai, estou mandando", ordena ele mais uma vez.

Luiza pergunta o que ele vai fazer e, irritado, Virgílio pega a filha pelo pulso e vai levando até a porta. A menina debate-se, não quer sair. Laerte dá um passos a frente, com a intenção de intervir, mas Virgílio grita. "Fica aí, você", diz o escultor, colocando Luiza para fora, de maneira decisiva e trancando a porta. "Acho que você não ficou satisfeito com a surra que eu lhe dei em Goiânia. E está pedindo mais!", diz Virgílio, que parte para cima do rival. Do lado de fora da sala, Nando (Leonardo Medeiros), Helena, Leto (Ronny Kriwat), Clara (Giovanna Antonelli), Lívia (Louise D’Tuani) e Luiza começam a ouvir a pancadaria. Lá dentro, Virgílio tem expressiva vantagem sobre Laerte. No fim da confusão, o flautista vai para a casa de Shirley (Vivianne Pasmanter), que cuida do amado, e Virgílio sai para beber e esfriar a cabeça.